segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Haka Race - Sao Bento Sapucai



Haka ou Riba race?


Cada risquinho laranja do papel corresponde a uma fatia da montanha. Imagine cada montanha como um bolo gigante e cada pedaço tem aproximadamente 100 metros. Desta forma, eu e o Gu, meu super parceiro decorávamos o caminho. O problema é que o tal mapa parecia um quadro do Pollock. Traçando nossa estratégia, eu que adoro altura, nem pensei que teria que pedalar por uma festa de mais de 50 crianças famintas até chegar no rapel, enquanto o Gu estaria remando. Mas vai discutir com a Gi. Ta bom falava o mais novo navegador Gustavo olhando para as linhas .


Mr. Brightsight tocou as 6 20hs da matina. Acorda Killers. A Pousada do Quilombo, la no alto de uma das montanhas de São Bento Sapucaí sorriu num lindo amanhecer. O café da manhã foi farto. Equipamentos prontos, sanduíches, castanha de caju, gel e muita água. Aquela era a hora de saber se éramos killers de verdade. A adrenalina entrando no sangue e fazendo o frio virar suor. Read My Mind espalhava energia dentro e fora do carro. A largada foi dada e camisetas amarelas e vermelhas misturaram-se na primeira das milhares de subidas de uma prova onde plano era só o que deveria ter em nossas cabeças.


Olhando ao redor via apenas bolos gigantes. Os PC's, locais onde deveríamos passar eram as cerejinhas escondidas e nós, crianças acreditando ter super poderes.


Depois de subir, subir e subir mais um pouco, vimos no mapa que o PC virtual 3 estava numa linha imaginaria entre 2 braços de rios, provavelmente com pouca água , e dois picos bem altos. Ser filha de fazendeiro tem suas vantagens. Meu pai me ensinou. As árvores mostram o caminho das margens , afinal também a natureza tem sede. E foi assim que encontramos os risquinhos azuis do mapa e decidimos nos jogar na lama, afinal, como poderíamos ser killers sem nos enfiar numa cachoeira cheia de pedras e um barranco gigante? Gu, não sei não, acho que não dá, eu dizia. E o Gustavo, depois de rolar barranco abaixo com o cotovelo todo esfolado gritava . Da sim, vem que da. Troca as mãos, segura na raiz a cima da sua cabeça com a esquerda, escala com o pé direito e tenta equilibrar naquela pedrinha ali. Duas esculturas de lama saíram do mato, nós.


Pouco depois estávamos no tal PC surreal numero 3. Comi uma mexerica com gosto de limão e o inesperado aconteceu. Uma energia surpreendente surgiu em nós. Saímos correndo ladeira a baixo usando a técnica do nosso super Paulinho num ritmo 3 30'. Passamos TODOS que estavam no PC 3 e chegamos no PC 5 numa colocação excelente.


O problema é que não estávamos nem no meio da prova e os limões mexerica acabaram. Minhas pernas foram ficando cansadas e as subidas, acreditem, aumentavam a cada minuto. Eu começava a achar que o tal limão era alucinógeno. Como seria possível um lugar onde só haviam subidas? A única descida tinha durado 10 segundos. Remei. Pedalei até o tal rapel, desci e me arrependi amargamente de ter escolhido esta parte. Sorte ter um parceiro genial capaz de fazer diferente da maioria e não carregar duas bikes até o PC 8 , ao invés disso, levou a minha bicicleta até a metade do caminho, escondeu onde começava a trilha e depois, acreditem, me levou no quadro como num filme. Sabe aquelas horas em que você tem certeza de que o resto do mundo morreria de vontade ter amigos como os seus. Bom, sorte a minha, eu tenho uma equipe inteira.


Mas como nem tudo é perfeito, eu ainda estava sonhando acordada com minha carona de bike e acabamos errando o caminho, perdemos mais meia hora e mesmo assim, quase 9 horas de subidas depois, chegamos em 4 lugar na categoria dupla pro mista.


Este foi nosso melhor resultado. A prova mais difícil. Disse o Gu que o por do sol e a lua também estavam maravilhosos, mas eu estava tão preocupada em ganhar que nem me dei conta. O que sei foi que nossos momentos no mato e minha carona na bike foram espetaculares. Faltaram os outros Killers, mas não faltaram lembranças durante a prova. Por falar em lembranças, hoje quando tentei me levantar da cama, minhas pernas me lembraram de cada subida desta prova linda.


Agora vamos aos treinos que mês que vem tem mais.




sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Para o Killer Paulinho, a caminho do Oregon

"Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro."
Leonardo Davinci

Paulinho, os Killers estarão torcendo, mesmo que a distancia! Arrebenta na corrida. Já estamos com saudades.

Dicas Meia Maratona



A tri atleta a frente da Stark da dicas para quem vai correr a meia maratona do Rio de Janeiro.
Nosso amigo Christiano Cury está a caminho.
Os Killers te desejam boa sorte, pois raça e força você tem de sombra.

Dicas para a participação em uma Meia Maratona (21,1 km)
Você treinou e chegou o momento que tanto esperava. Agora, mais que nunca é preciso estar atento para não sair nada errado. Confira as dicas a seguir, que vão ajudá-lo a participar e finalizar com segurança o percurso dos 21,1km da Meia Maratona.

Semana da prova
Descanso: Preste atenção em sua última semana de treino, é importante que você esteja bem não somente no dia da prova, mas durante toda a semana. Procure dormir cedo. A noite mais importante de sono é a de sexta para sábado (caso a prova seja no domingo), pois na noite anterior você pode estar muito ansioso, dormir mal e levantará muito cedo.

Alongamento e Treinamento: Alongue diariamente por 30 minutos a musculatura que será mais exigida na corrida. O alongamento aumenta o poder de contração das fibras musculares e facilita a amplitude dos movimentos. Isso vai ajudá-lo a prevenir lesões resultantes de um encurtamento muscular. Nos três dias que antecedem a corrida, diminua o ritmo de treino, sem parar completamente. Dois dias antes da prova treine entre 15 e 30 minutos num ritmo moderado para leve. Na véspera da prova, se estiver se sentindo bem dê um trote leve de 15 minutos para soltar a musculatura e acelerar o metabolismo. Descanse o máximo e fique longe do sol.

Planejamento de prova: Defina antecipadamente seu ritmo de prova, de acordo com seu treinamento. Procure mentalizar sua estratégia. Pense sempre que pode fazer uma boa corrida, mas tenha o cuidado para não se superestimar. Seja realista e otimista!
O ritmo em uma Meia Maratona é de 5% a 10% mais lento que em uma prova de 10 km. Quando você estipular uma meta de tempo, tenha em mente seus resultados anteriores na mesma distância, o volume atual de treinos e principalmente seus últimos resultados.

Tempo previsto nos 21,1km km Provas de 10 km
1h20min 34"10 a 36"20
1h40min 43"00 a 45"20
2h00min 53"00 a 55"45
2h20min 60"00 a 1h03"
2h40min 1h08" a 1h12"

Roupas e acessórios:
Separe todo o material que usará na prova: tênis, meias, shorts, top, camiseta, boné, óculos, pulsômetro, relógio, protetor solar, vaselina, gel, barras energéticas, dinheiro trocado, roupas para antes e depois, etc... Escolha roupas claras e leves. Coloque o número na camiseta. A opção entre regatas e camisetas com mangas é pessoal. A regata é boa para a transpiração, mas protege menos dos raios solares. As camisetas de manga protegem mais do sol, mas dificultam a transpiração. Ambas devem ser em tecido tecnológico, que proporcionam a evaporação do suor e têm secagem rápida. Sem ela, o vento e o sol secam o suor no corpo, o que aumenta a transpiração e pode causar desidratação. O uso da camiseta de seu grupo (Stark) além de dar identidade e espírito de equipe, ajuda na identificação do atleta, caso tenha problemas no percurso.

Não compre nada para "estrear" no dia. Lembre-se de que o tênis e a roupa que vai usar na corrida já devem ter sido usados anteriormente para evitar problemas. Atenção com as etiquetas de roupas, principalmente camisetas novas. Deixe tudo pronto!

Cuidados: Não faça a barba um dia antes, sua pele pode ficar irritada e atrapalhar bastante. Não corte as unhas dos pés pelo menos 3 dias antes da prova. Bolhas podem aparecer na ponta de seus dedos.

No dia da prova
Acorde cerca de 3 horas antes do horário da prova e faça seu café da manhã pelo menos 2 horas antes da largada. Cuidado com os horários! Vá ao banheiro antes de ir para a largada.

Vaselina: Importante para evitar possíveis assaduras e bolhas. Passe uma pequena quantidade entre os dedos dos pés. Proteja os mamilos com vaselina (ou coloque esparadrapo), além de passar nas axilas, coxas e no pescoço.

Protetor Solar: Não use protetor solar na testa para não haver o risco de escorrer com o suor e irritar os olhos. Por isso não dá para correr sem boné ou viseira. O ideal é passar o bloqueador (mais indicados, pois formam uma barreira física na pele) nu logo ao acordar, pois nem sempre a roupa protege os raios solares. Certifique-se de que há proteção contra os raios ultravioleta A e B (UVA e UVB). O fator mínimo de proteção solar (FPS) indicado é o 15. Para peles mais claras, fator 30. Veja na embalagem o tempo de duração de cada aplicação e se o produto é resistente ao suor.

Alongamento e aquecimento: Antes da prova, faça cerca de 10 minutos de alongamento antes de um bom aquecimento. Trote por 8 minutos e depois intercale durante 4 minutos 30 segundos rápido e 30 segundos lento. Para finalizar, corra mais 4 minutos solto. Ao todo, são 16 minutos de aquecimento. Termine de aquecer pelo menos 15 minutos antes da largada.

Alimentação, hidratação e reposição de carboidratos: Ver dicas nutricionais

Planejamento tático para a prova
Lembre-se que o planejamento estratégico é muito importante.

1a Meia Maratona: Se esta é sua 1a prova, procure correr bem leve e mantenha-se num ritmo confortável, sem estar muito ofegante, para chegar até o final com segurança.

Largada: Posicione-se bem na largada para não perder tempo com a multidão. Procure iniciar lento e não se deixe levar pelo ritmo dos outros competidores, afaste-se da multidão e consiga espaço para desenvolver sua corrida livremente. Cuidado com empurrões e atropelos!Pense em correr de forma progressiva, os três primeiros quilômetros devem ser cerca de 70% do ritmo desejado. Concentração é fundamental.

Passagem dos 5 km: Procure passar os 5 km por volta de um minuto mais lento do que o ritmo que você pretende fazer a prova. Se pretende finalizar os 21 km em 1h45min (ritmo de 5 min por km), sua passagem nos 5 km deverá ser em torno de 26min00s (média de 5min10s para os cinco primeiros quilômetros). Assim você dá chance para seu corpo se adaptar ao ritmo aos poucos, sem sentir qualquer desconforto.

Freqüencímetro: Determine suas zonas de freqüência em cada fase da prova e siga seu pulso. Respeite sempre a freqüência cardíaca.

Encarando subidas: Deixe cair o ritmo e vá recuperando lentamente no próximo km. Movimente mais os braços em paralelo ao corpo e não desanime.

Descidas: Nas descidas, o centro de gravidade é alterado para a região abdominal, projete seu tronco ligeiramente para trás, assim será mais fácil dominar o corpo e ter mais equilíbrio. Segure seus cotovelos um pouco atrás da linha do tronco e diminua a amplitude das passadas.

De olho na marcação de km: Normalmente a marcação dos quilômetros é bem feita e facilita o controle individual. É importante pegar cada passagem para não se perder no ritmo. Isso vai fazer com que você aprenda com os acertos e os erros e conheça melhor seu ritmo.

Cuidado com a variação de ritmo: Não varie muito o ritmo durante a prova. Seja progressivo. Entre no ritmo e se mantenha nele até pelo menos o km 15. Tente estar mais aeróbio e menos ofegante, sinta-se bem! Saiba exatamente o que está fazendo a todo momento.

Procure dosar e não deixe para dar um sprint nos últimos 1000 mts. Se isto acontecer, é sinal de que você tem energia que deveria ter sido usada antes. Se mantenha concentrado durante toda a prova, em todos os minutos.

Depois da linha de chegada: Permita que seu corpo recupere a freqüência cardíaca de repouso. Quando cruzar a linha de chegada ande por mais alguns metros. Não se esqueça de ingerir pelo menos 1,5 litro de água durante o restante do dia, o que ajuda a evitar fadigas, dores de cabeça, náuseas e tonturas.

Recuperação: Nos dias seguintes à prova, seus músculos estarão com altos níveis de ácido lático, devido à quebra de glicogênio. Para melhorar a situação e aliviar as dores, alongue-se diariamente, por cerca de 40 min. Sessões de massagem também são muito bem-vindas. Se você não estiver se sentindo muito mal, nos dias seguintes à prova faça uma corrida leve de 20 min. Porém, se a dor persistir descanse mais. Lembre-se que um trote leve ajudará a diminuir seu nível de ácido lático.

Se esforce, seja regrado, predeterminado e tenha disposição para encarar o desafio. A vontade e a persistência com certeza vão diferenciar os tempos finais e fazer com que você chegue ao seu objetivo. Se estiver treinado e atento a todos estes cuidados, o resultado esperado virá. Boa prova!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Equipe para a Vida


Se completar uma prova é difícil. Esquecer dela é impossível. Além das dores, que duram muito menos do que a satisfação, ficam lembranças, misturadas a lama, calor, frio e muita adrenalina. A prova de aventura é feita em equipe, não pelo fato de não ser possível fazer sozinha, mas porque como na vida, superar os obstáculos, é sempre melhor acompanhado.

Por isso escolher sua equipe é o mais importante. De nada adiantaria eu ter um super atleta como parceiro, o corpo forte, bem treinado se na hora do frio, da dor ou da duvida faltasse força na mente.
Também não seria útil um trator no pedal, caso não fosse capaz de arrastar seu amigo com palavras. A força do corpo é passível de treino, muitas mentes, não.

Muitos podem correr por muito tempo depois de muito treino. Poucos são capazes de continuar andando quando o corpo pede para parar. Esta é a razão da admiração que tenho cada vez mais por cada integrante da minha equipe. Killers e Killers Phoenix.

Confesso que na última prova, no Camp, quando vi a maioria das equipes prós entrando no mato, fui atrás sem pensar. Sorte ter o Paulinho, navegador que pensa por nós.
Não teve dúvida. "Killers, nós vamos por outro caminho". Viramos e com toda a confiança corremos da direção oposta. Minutos depois, de trás de uma montanha, avistamos o PC. Este orgulho, emoção de poder confiar em alguém é o mais precioso de tudo.

Em outro momento, por descuido, acabamos indo atrás de uma das equipes que lideravam a prova. Erraram. Erramos juntos. Também nesta hora, admirei a equipe. Rasgamos mato, perdemos tempo mas o clima continuou de total companheirismo. Não estávamos apenas correndo junto. Estávamos unidos.

Se eu tivesse que escolher uma equipe para me enfiar no mato por uma ano, seria os Killers.
Gustavo, Paulinho e Allan, vou com eles, literalmente até o fim do mundo, quero ver se existe rapel alto o bastante para segurar esse time.

RAAM - Race Across America - 1995, assisti de camarote

O ano era 1995. Eu fazia faculdade na California, em San Diego. Ainda acreditava que aprenderia a surfar. Se eu soubesse que ir até o Havaí serviria apenas para tentar subir algumas vezes na prancha e conhecer um dos lugares mais lindo do mundo.
Minha irmã Tamara, super atleta desde que a conheci, quando ja ganhava as corridas de velotrol, mulher do atleta e cunhado querido, Michel Bogli, me convenceu a assistir a largada e chegada do RAAR Race Across America.
Neste ano vi meu cunhado e seu time, Pepsi Team chegarem em segundo lugar. Cruzaram os USA sobre duas rodas e ainda chegaram na frente dos melhores do mundo.
Quem gosta de pedalar vai se divertir assistindo ao video.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Receita de Killer


Capeletti in brother.

- oito amigos
- um professor de navegação
- muita fome
- algumas garrafas de vinho
- 2 pacotes de capelete
- uma panela bem grande
- um armário cheio de temperos

Modo de fazer

Amigos são assim, cada um com sua mania. Basta juntar as pessoas que se gostam. Colocar uma panela no meio. Cada um da um palpite, coloca um ingrediente. Alguns reclamam. Todos se divertem. Alguns ensinam. Alguns aprendem. Outros perguntam. Tem quem se mete. Tem quem pede palpite. Mas no final, a alegria é a melhor pedida. A amizade o melhor tempero.
Uma mesa, oito lugares. Uma vida, nunca vazia. Quem tem grandes amigos, tem sempre o prato da vida cheio de felicidade.

Que delícia de capeletti com brothers.


Amigos que fazem de nós loucos e santos




  • "Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril."

Oscar Wilde

Amigos Distantes

"Amigo: alguém que sabe de tudo a teu respeito e gosta de ti assim mesmo." (Elbert Hubbard)

Travis Pastrana Skydives without a Parachute

Liberdade


"A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida."

Miguel de Cervantes

Site Stark

É bom ficar por dentro das notícias sobre esporte. No site da Stark, de Fortaleza, você encontra ótimas dicas sobre corrida, nutrição , além de fotos e novidades do mundo do esporte.


Tenis Killer


Os killers usaram e aprovarão o Saucony Pro 6, recomendado para pisadas neutras com pouca pronação e terrenos planos. Ideal para correr na cidade.

Você encontra na Casa de Pedra.

O tenis certo para quem vai começar a correr

É comum encontrar novos corredores com problemas nos joelhos, canelas e tendões. Parte disto se deve a desinformação. Correr é um esporte maravilhoso e teoricamente fácil, porém alguns cuidados são muito importantes.

Não adianta você achar que porque esta começando, pode usar qualquer tenis. Existem muitas lojas onde é possível fazer o teste da pisada. Os médicos concordam que a falta do alongamento e o uso do tenis errado ou vencido, são os maiores causadores das lesões.

Por isso, comece bem e descubra se você tem uma pisada neutra, pronada (a maioria) ou supinada.

Aqui algumas dicas de onde fazer seu teste.


E para comprar o tenis, pesquise também nas lojas:



Boa sorte e bons treinos.


Bike e cachorro


Podem até ser os melhores amigos do homem, mas basta subir numa bicicleta para tudo mudar.
Quem pedala sabe. Cachorros e bikes são inimigos naturais. Os Killers tem algumas dicas para quem quiser enfrentar os bichos.

1- Água no focinho deles. Pegue a caramanhola e jogue agua no focinho do cão.
2- Grite! Se ele latir, lata de volta. Assuste o com as suas armas. Animais tem medo de outros animais maiores e mais bravos. Torne-se um cão sobre rodas.
3 - Quem viaja bastante pode comprar um apito contra cães. Nunca usei, mas sei que funciona.

Se nada der certo, força nas pernas e na oração. Seja o que Deus quiser.

domingo, 15 de agosto de 2010

Para onde ir?

"Se
você não sabe para onde vai, todos os caminhos
o levam para lugar nenhum." (Henry Kissinger)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Força

"Que eu nunca mendigue paz para a minha dor, mas coração forte para dominá-la "Rabindranath Tagore

Haka Race - Pindamonhangaba

A próxima etapa esta chegando, dia 21 de agosto.
Parte dos Killers estara fora competindo, mas a outra metade vai para Sao Bento Sapucai.

Assistam o video da ultima etapa em Pinda.


Haka Pinda 2010

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Equipe Killers No Camp


Paulinho, Giovanna, Gustavo e Allan

Desistir

''O Sofrimento é passageiro. Desistir é para sempre."
Lance Armstrong

Treino rapel Camp Mogi


Paulinho no rapel

Impossivel

"O impossível, em geral, é o que não se tentou."
( Jim Goodwin )

Equipe Phoenix mandando ver na canoagem - Camp


Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente nao ira te levar a lugar nenhum.

Chegada Adventure Camp

Equipe Phoenix, Veneno, Lost Boys e Hot Chip com os Killers



segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Obstaculos


"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que vemos quando afastamos os olhos do alvo." (Hanah More)

Adventure Camp - Mogi das Cruzes agosto 2010



"A vida é ou uma aventura audaciosa, ou não é nada. A segurança é geralmente uma superstição. Ela não existe na natureza." (Helen Keller)